quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ainda sobre C&D Brasil x Cerato

Por Fernando:

"Rapaz, não fala não... Eu gosto da C&D Brasil (do que tem por aqui é a melhorzinha), mas a pisada na bola deles foi monstruosa!!! Pegaram um reporter e deram a ele uma semana para avaliar TODOS os carros coreanos no mercado, e o cara partiu de um ponto de vista no mínimo discutível: Ao invés de avaliar os carros pelo que oferecem em troca do que custam, cismava de comparar com carros "topo de linha", do tipo Audi e BMW. O resultado foi uma avaliação, no geral, negativa de todos os carros... Aí vem a (desculpem o termo, mas eu não consigo pensar em outro) "cagada" do Cerato... Pô, "acabamento de carro popular" ou é um tremendo erro de julgamento (tipo ter acabado de sair de um Vera Cruz ou um Azera e olhar para o Cerato com estes referenciais) ou uma opinião vendida! Vamos lá (talvez fique um pouco grande, mas se você puder colocar como post...):

1 - O Cerato não é concorrente do Civic ou Corolla no Brasil, e isto é algo deliberado da KIA. Olhe no site da KIA USA e procure o SPECTRA (o Cerato vendido lá), este sim posicionado como concorrente desta turma. Só existe com a motorização do Magentis, tem ABS, Air-Bags laterais e de cortina, Cruise Control, opção de rodas de 16" e mais uma porrada de coisas que o nosso não tem! A opção da KIA no Brasil foi exatamente posicionar o Cerato em um patamar abaixo desses caras, criando uma opção de "nicho", ou seja, oferecer um carro que não pode ser enquadrado em uma categoria específica por possuir características de várias distintas. Daí veio a versão única "EX", apenas com as opções de câmbio, com motor 1.6 (uma opção excelente, já que o 2.0 consome mais), sem ABS, só com Air-Bags frontais, e por aí vai.

2 - A comparação com o Fiesta e o Polo não é totalmente sem sentido, por causa de 2 dos tais "3 P's" que esses caras usam (preço, potência, porte). E estes dois carros se encaixam em preço e potência (na verdade o ridículo é que o Fiesta Sedan completo, com acabamento de carrinho de brinquedo, é mais CARO que o Cerato automático, e a única vantágem é o ABS). Mas comparar as fichas técnicas é uma coisa, e os carros é uma outra totalmente diferente. Não vou descer a detalhes enfadonhos, mas recomendo apenas que se veja "ao vivo" os 3 carros e se tire sua própria conclusão.


3 - O mistério da mala do Cerato: Eu vou chamar assim porque para mim é mistério mesmo. A KIA declara um valor realmente baixo, sem porém especificar o método. Mas todo mundo que
a mala do Cerato se impressiona com o tamanho! As revistas mediram a do Civic e acharam 340l, mas ninguém mediu a do Cerato, e usam a informação da KIA. Bom, no sábado passado eu levei o Cerato para lavar, e na frente dele estava um New Civic LXS. Em um dado momento ambos estavam juntos, totalmente abertos (secagem e aspiração), e visualmente a mala do Cerato é MUITO maior que a do Civic (aliás vou falar sobre esta lavagem mais tarde...). E pior é a do Magentis, que a KIA declara 420l mas, de novo visualmente, parece caber toda a mudança de uma casa (exagero, mas é enorme!). De novo, basta ir a uma revenda e olhar...

4 - O "cerato_bh" (não sei o teu nome...) disse que "consegui identificar várias partes do Cerato no interior do Tucson", e isto não é uma mera coincidência: primeiro porque Hyundai e Kia são a mesma empresa, e segundo porque (e muita gente não sabe!!!)
o Tucson e o Sportage são feitos sobre a plataforma do Cerato!! Isto mesmo, o Tucson está para o Cerato assim como (com o perdão da comparação) o Ecosport está para o Fiesta, ou o Honda CRV para o Civic.

5 - Vamos falar do acabamento do Cerato, de acordo com a matéria "de carro popular". Gente, eu contei outro dia minhas experiências com o Citroën Picasso e o Honda Fit, mas na minha família existem outros carros "de griffe" que eu já dirigí e conheço bem: O novo Sentra CVT (meu pai), o Renault Megane (meu irmão), o Corolla (um tio), o Civic (o anterior, meu pai teve um e um tio ainda tem), o Stilo (meu irmão), o C4 VTR (um primo), um Golf (cunhado). E antes do Cerato eu tinha um Citroën C3. O acabamento do Cerato não fica a dever a nenhum destes, sendo inclusíve superior a vários deles. Os bancos são de tecido? Tá, olha a qualidade dele (e sempre tem a opção de colocar couro...). Tem muito plástico? Tem, mas olha a qualidade do plástico e o cuidado dos encaixes e arremates. Abre a mala do Cerato e veja a tampa toda forrada por dentro... Faça o mesmo no New Civic e aprecie toda a estrutura da ferragem... Vamos voltar ao episódio da lavagem: em um dado momento eu notei que o rapaz que aspirava os carros comentava seguidamente alguma coisa com um colega, sempre com interjeições impublicáveis de espanto. Eu o chamei e fiz a seguinte pergunta: Você está fuçando os dois carros (o New Civic e o Cerato), e qual dos dois é mais bem acabado? E a resposta dele: "Dotô, eu tava falando exatamente isto com meu colega... A gente vê o Civic, um carrão por fora, mas por dentro é "chinfrim". E vê o outro... Parece outro mundo. Até as cores de dentro...".


6 - Como o "cerato_bh" disse, o Cerato não vem com alarme. Eu comprei um nos EUA (um amigo meu trouxe) do tipo "2-way", onde o carro e o chaveiro "conversam" o tempo todo e eu consigo saber, a até 1Km de distância, se há algo acontecendo com o carro (a propósito: custou US$ 112,00, o equivalente a um Positron simplesinho, e com dois chaveiros com tela LCD e mais um de reserva, fora sensor de impacto e de microondas). Como este alarme é muito complexo, decidí instalá-lo eu mesmo, para evitar que alguém fizesse besteira e terminasse prejudicando minha garantia. Terminei descobrindo o site "Tech Info" da KIA onde se consegue "só"
TODOS os manuais técnicos dos carros (versão EUA, mas é tudo bem similar). O sistema elétrico deste carro é um primor, tanto de simplicidade quanto de qualidade de execução, e o resultado ficou ótimo.

7 - Para encerrar: na semana passada tive uma experiência ruim com meu Cerato, e terminei fazendo uma descoberta boa. Um imbecil bateu na lateral do meu carro com um Toyota RAV-4 e fugiu. Quando saltei e ví o estrago me assutei: Riscos pretos enormes da porta traseira até a tampa do tanque, aparentemente um estrago enorme. Só que um dos "curiosos" começou a esfregar o dedo nos riscos e a gente viu que eles eram, na verdade, pedaços de plástico do RAV-4. Resumindo: após uma limpeza e uma cera (comum, só para facilitar a limpeza), o único resultado da colisão foi um amassado (como um risco fino) de uns 10cm, mas o impressionante é que a pintura
NÃO SOFREU QUALQUER DANO, nem um arranhãozinho seque. Está perfeita até na parte amassada, tanto que vou tentar um destes serviços de reparo sem pintura. Ou seja, pelo que aconteceu o estrago no RAV-4 deve ter sido considerável, mas a pintura do Cerato não tomou conhecimento... Impressionante!
Deixa eu parar para não torrar muito vocês. Vou mandar uns desaforos para o pessoal da C&D Brasil..."

15 comentários:

Unknown disse...

Assino em baixo de cada linha q escreveu!!!

Anônimo disse...

Texto muito bem redigido e, ao meu ver, imparcial. É disso que precisamos, de gente que consiga escrever sobre carros com isenção e sem ter a preocupação de agradar A, B, C ou D. É claro que a pressão sobre um especialista que escreve numa revista é grande, mas maior ainda deve ser o seu caráter para suportá-las e conseguir produzir conhecimento responsável e de qualidade. Acho que no mínimo faltou responsabilidade para o nosso caro amigo da C&D.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com quase tudo.
A exceção: eu ainda acredito que o Cerato concorra com (e vença) as versões iniciais dos sedans médios comercializados aqui no Brasil. Ele é superior a Vectra, Bora, Mégane, Sentra, 307 e Civic, só ficando abaixo do novo Corolla. Enfatizo que estou citando as versões de entrada destes modelos, que são mais caras que o Cerato e entregam menos.
Nos EUA, todos estes que eu citei acima, junto com o Cerato, são considerados sedans compactos. Aqui no BR, já são considerados médios.
Já a comparação com o Pólo não me parece conveniente, já que a única característica próxima entre os modelos é o preço. Acabamento, conforto, resistência, desempenho, porte, etc não estão nos mesmos níveis entre Pólo e Cerato.

n_ways disse...

A todos,

Segue a íntegra do e-mail que enviei à revista Car and Driver Brasil (caranddriver@escala.com.br) sobre a tal "avaliação". Não sei se será publicado (até pelo tamanho), mas...:

Quando vi nas bancas o Nº 1 da C&D Brasil fiquei curioso e, também, contente, já que conhecia a original americana e seu padrão de qualidade. E realmente fiquei impressionado com o conteúdo e a linha editorial, chegando até a “elegê-la” como a melhor do país. Mas... Estava bom demais para ser verdade, até que eu vi nas bancas a Nº 5, e em sua capa uma chamada que me despertou a atenção: O “dossiê” dos carros Coreanos. Como estudioso do assunto “automóvel” a muito tempo, venho acompanhando a evolução dos fabricantes Coreanos desde seu desembarque em nosso país, e me impressionando com os resultados obtidos por um povo que parece ter “obsessão” por fazer corretamente seu dever de casa, o que pode ser comprovado pela sua coleção de prêmios de qualidade conseguidos nos últimos anos.
Mas comecei a estranhar quando vi as tabelas logo no início da matéria, com as comparações por faixa, e vi coisas como a exaltação da “dirigibilidade e qualidade de acabamento” do BMW X3 2.5 quando, na mesma tabela, se via que com o valor deste e mais cerca de 10% se poderia comprar “DOIS” Kia Sorento completos, ou ainda que se poderia comprar um Hyundai Veracruz “E MAIS” um Kia Sorento por um pouco mais que o valor do Mercedes ML350... Ou seja, os comentários enveredaram por itens extremamente subjetivos, a ponto de que, ao invés de mostrar as qualidades dos carros, a matéria pareceu destinada a “malhá-los”.
Mas o pior estava por vir, quando da apresentação do Kia Cerato: Permitam-me dizer que ou o repórter havia acabado de sair de um Azera ou Veracruz (carros com níveis de acabamento excelentes) e foi ver o Cerato com este referencial, ou ele estava cansado de tanto ver carros e “fez de conta” que viu o Cerato, ou algum “interesse escuso” balizou o que ele escreveu. Falar do “desenho moderno... para os padrões dos anos 90” num país onde a maioria dos carros produzidos é composta de jurássicos improvisos sobre rodas é no mínimo uma piada. Falar que o “espaço não agrada” só diz que ou o repórter tem mais de 2 metros de altura ou sequer tentou sentar no banco de trás (já que meu 1,82m ficou bastante confortável por lá). A mala? Ponha lado a lado um New Civic (340 l) e um Cerato (345 l), com as malas abertas, olhe para dentro, e veja que um dos dois está mentindo, já que a do Cerato é visualmente bem maior que a do Civic. “Direção lenta” e “suspensão que não filtra...” mostram que o sujeito deve ter algum Mercedes ou Audi, ou então que não calibrou os pneus...
Mas a “piece de resistence” foi falar do acabamento, dizendo ser “melhor compará-lo aos populares mais caros...”. Ele realmente entro no carro? Tocou nos plásticos internos, no painel emborrachado? Usou algum dos comandos? Viu o material do forro do teto? Ou se baseou apenas no volante, confessadamente ruim mas que pode ser resolvido por pouco mais de R$ 100,00 em qualquer loja de bancos de couro? Engraçado: Eu tenho na família donos de Civic, Corolla, Sentra, Megane, Stilo, Vectra, e óbvio que tenho acesso a todos estes carros. E não vi o Cerato fazer feio diante de nenhum deles. Duvidam? Então apenas façam o contrário do título da “avaliação”, e ao invés de esquecê-lo vão a uma revenda Kia e dêem uma boa olhada (e um test-drive) num Cerato. Depois vocês podem ir ver o Polo e o Fiesta, mas só para constatar o disparate da matéria.

Fernando K. A. Souza

Salvador – BA

Unknown disse...

Po Fernando Isso ae. Olha so sou de salvador tb., tenho um Cerato e estou adorando. só tenho um problema com o carro. a direcao parece folgada quando passa em algumas lombadas e buracos dessa nossa cidade. Ja fui a Sammar e Samurai, mas as duas fizeram tudo e apenas melhorou. Olhei outro cerato que tinha acabado de chegar na loja e fiz o teste e realmente o volante esta do mesmo jeito que o meu. Bom este é o unico "defeito" que estou vendo. no restante o carro eh demais. confortaval, macio pra caramba. economico como nunca vi. e tem outra algumas pessoas comentam sobre a revenda. eu comprei sabendo disso e pretendo ficar muitos anos com este carro. tipo daqui a 6 anos ele fica como segundo carro da casa e compro outro ou vou la e quem sabe ja tenha um CEEd sedan rodando no brasil para comprarmos daquia 5 anos. hehehe
eu li a revista e os caras compararam errado mesmo. fica chateado coisa de gente idiota.

n_ways disse...

Alan, Não entendí o que você quer dizer com "direção folgada"... Você se refere a algo parecendo uma "batida", como se algo estivesse solto? (calma, gente! falando assim parece até que é um barulhão, mas é algo bem pouco perceptível e só em determinadas situações...). Deixa eu te dizer uma coisa: Quando fui instalar o alarme no meu carro, tive que soltar a proteção plástica dentro do para-lama direito, e lá existe um cabo com um conector elétrico não utilizado (não sei se de repetidor lateral...). Este conector vem preso, para não bater, mas a forma como isto é feito ainda permite que, em impactos mais fortes, o conector se choque com a carroceria. Eu usei uma abraçadeira plástica para fixá-lo corretamente, e o barulho efetivamente se reduziu. Não fiz ainda no outro lado, mas vou fazer só para ver o resultado... Eu conto aqui.
Quanto ao CEEd: Uma outra revista chegou às bancas com o Hyundai I30 na capa (lindo!!!), e dizendo que este carro será capaz de "bagunçar o coreto" do segmento dos hatches médios. Em seu editorial, a revista chega a citar que "uma outra publicação" chegou a falar do I30, mas sem dar qualquer destaque... Serviço mal feito é assim... Até os do próprio meio criticam.
Um abraço!

Fernando

cerato_bh disse...

Alan, tb não entendi o problema com a direção. No meu, não há folga ou barulho.

n_ways disse...

Disponibilizando informação:
Caro Cerato_bh,

Sei que não é o seu caso, já que teu Cerato é manual, mas tenho uma informação que pode ser útil. Quem tem um Cerato 1.6 Automático deve ter notado que o manual está desatualizado em relação à transmissão automática (mesmo o meu, 2008/2008!) trazendo informações sobre o câmbio anterior (que saia no 2.0).
Como eu sou curioso, questionei o pessoal da KIA e recebí deles um arquivo PDF com o capítulo atualizado do manual, com as instruções corretas para o câmbio sequêncial. Não sei se é possível disponibilizar arquivos no blog, mas se for e houver interesse de tua parte em deixá-lo disponível, eu te passo (o arquivo tem 240KB). Se não for possível, a gente arruma um jeito de disponibilizá-lo para quem quiser.

Um abraço,

Fernando

cerato_bh disse...

Fernando, se você enviar o PDF para um servidor de arquivos qualquer da Web e me enviar a URL, eu coloco um post a respeito.

Anônimo disse...

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=39756413&tid=2598418432137139200&start=1

Unknown disse...

n_ways, O negocio da direcao eh um leve folga sim. inclusive olhei outros ceratos e tinha a mesma coisa. eu tinha um corsa sedan antes e nao tinha este tipo de folga. Sobre o barulho, sim ouço um barulho no paralama do motorista sim. Bom saber do cabo. fica na parte externa? Vou dar uma olhada.

Rafael disse...

Excelente blog! Tenho um Picanto e tb achei que no embate com o KA, vencer por 1 ponto foi piada! Avaliação subjetiva de segurança??? Nínguem bate "subjetivamente"!!! O Picanto freia melhor, retoma melhor e acelera melhor. Como o KA pode ser "subjetivamente" mais seguro??? Ah claro... Ele avaliou os carros subjetivamente! rsrs
Parabéns pelo Cerato, quem sabe não acaba sendo meu próximo KIA?

Luiz Fernando disse...

Primeiramente fiquei muito feliz em encontrar um blog sobre o Cerato, muito bem elaborado e principalmente por quem gosta e sabe compartilhar idéias e opiniões. Quanto a C&D, é impressionante como as revistas do ramo são subjetivas e procuram mostrar somente o que lhes agrada, talvez devido aos patrocínios e laços de interesses. Tenho um Cerato e um Picanto ambos manuais, com 1.000 e 4.000 quilômetros rodados e também fiquei perplexo com a reportagem deles. As Comparações são dignas de quem realmente não aprecia carro Coreano e chegam muitas vezes até debochar. Acredito que todas essas revistas são mera fonte de diversão quando o assunto é "avaliação de automóveis", pois parecem até piada, os números dos testes diferem bastante entre elas, e chegam até dar prioridade as análises subjetivas. Deixo aqui registrado que até o momento os dois carros não apresentaram nenhum problema e são excelentes opções dentro dos nichos a que se destinam, sem dúvida alguma incomparáveis com os nacionais, e espero que outras pessoas possam perceber o que estão perdendo atualmente.

Anônimo disse...

O item 7 acabou de acontecer comigo hoje: um IMBECIL de bicicleta literalmente quis se suicidar e esbarrou na minha lateral (paralama dianteiro e porta passageiro). Ao verificar retirei as lasquinhas da bicicleta do animal sendo que a pintura permaneceu intacta!!! Só ficaram os micro amassados. Como é que vc fez para consertá-los?
Aproveito também para parabenizá-lo pelo blogg. Ajudou muito na escolha do carro. Ainda não fiz uma semana com o carro, mas estou muito contente com o Cerato.

Anônimo disse...

O item 7 acabou de acontecer comigo hoje: um IMBECIL de bicicleta literalmente quis se suicidar e esbarrou na minha lateral (paralama dianteiro e porta passageiro). Ao verificar retirei as lasquinhas da bicicleta do animal sendo que a pintura permaneceu intacta!!! Só ficaram os micro amassados. Como é que vc fez para consertá-los?
Aproveito também para parabenizá-lo pelo blogg. Ajudou muito na escolha do carro. Ainda não fiz uma semana com o carro, mas estou muito contente com o Cerato.