sexta-feira, 2 de maio de 2008

Matéria da Revista Car and Driver Brasil sobre o Cerato

Por Felipe:

"Não é fácil classificar um sedã como o Kia Cerato. Pelo tamanho (4,50 m) é concorrente do Honda Civic e do Toyota Corolla, ambos médios. Pelo preço (R$ 49.900 com câmbio manual), briga com as versões mais caras do Volkswagen Polo Sedan e Ford Fiesta Sedan, compactos. É como o Ford Fusion, que tem porte de carro grande com preço de seda médio. Equipado com motor 1.6 de 121 cv, o Cerato está mais perto dos pequenos, mas pelos cinco anos de garantia, pode voltar a atrair compradores dos sedãs japoneses, que oferecem três anos de garantia. E há câmbio automático opcional, equipamento indisponível nos compactos, que leva o preço do Cerato para R$ 54.900. Antes desta avaliação, a última vez que eu tinha visto um Cerato foi no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2006. Não se acha este carro nas ruas: foram só 558 unidades vendidas no Brasil em 2007. Mesmo sabendo que estilo é uma questão totalmente subjetiva, posso dizer que suas linhas são modernas... para os padrões dos anos 90. E, apesar do tamanho da carroceria, seu espaço não agrada, porque o banco traseiro é baixo e curto. Porta-malas? Só 345 litros, menos até do que um Chevrolet Classic, que tem 390 litros. O acabamento, da mesma forma, não está no mesmo nível dos modelos com o mesmo comprimento. É melhor compará-lo aos carros populares mais caros - um exemplo está na própria marca, com o Picanto, que usa plásticos e revestimentos parecidos. A diferença é que o Picanto custa R$ 15 mil a menos. A tocada do Cerato é coerente à potência do motor, mas falta algum refinamento: a suspensão não filtra corretamente as irregularidades do terreno. A alavanca de câmbio tem curso longo (embora os engates sejam precisos), mas a direção apresenta respostas lentas. Em resumo, não é um carro que empolga, mesmo considerando o seu preço. Diferente do Magentis e do Sorento, que são Kia interessantes em suas respectivas categorias, o Cerato não tem os mesmos atributos dos parentes. Em poucas palavras: esqueça este carro e fique com um Polo Sedan."

Não concordo com nada disso aí. Que acham?

14 comentários:

cerato_bh disse...

Comparar o Cerato com Polo Sedan e Fiesta Sedan, entre outros, é covardia. Pelo porte, motorização e acabamento ele sem dúvidas concorre na categoria dos sedãs médios, como Civic e Corolla.

O Polo já foi um bom carro, mas a Volks conseguiu destruí-lo para encaixar o Bora entre ele e o Jetta, esse sim um carraço!

O Cerato vende pouco? Sim. Mas não por culpa do carro, mas da marca que não se promove direito. Quanto ao acabamento, há poucos dias andei em um Tucson 4x4 V6 da Hyundai, top de linha. Se o acabamento do Cerato é ruim, o que discordo completamente, o dele também é: consegui identificar várias partes do Cerato no interior do Tucson.

De duas uma: a matéria é comprada ou quem escreveu não entende nada de carros.

cerato_bh disse...

Ô revistinha vagabunda! Deixa eu perder mais um pouco do meu tempo comentando: "Não se acha este carro nas ruas: foram só 558 unidades vendidas no Brasil em 2007". Acabei de dar uma olhada no site da FENABRAVE. De janeiro a abril deste ano, com direito a greve da Receita Federal, o Cerato teve 433 unidades emplacadas. Acho que vão começar a ver mais Ceratos por aí. Te cuida Polo Sedan, huahuahuahua!

O panorama não é muito diferente para outros carros da Kia como o Picanto e o Sportage que já emplacaram respectivamente 1289 e 1818 veículos até abril/2008 contra 1621 e 2130 em 2007.

Anônimo disse...

O que eu leio nesta matéria, que faz um apanhado de todos os carros da Hyundai, Kia e Ssangyong no Brasil, e no geral, fala muito mal, é uma tentativa de desmerecer os importados em prol do quarteto do apocalipse VW/GM/FORD/FIAT. Essas quatro estão com medo de perder os consumidores desinformados, que pagam R$ 50.000,00 por Spacefoxes, Astras, Ecosports e Stilos da vida, carros grosseiros como brasileiro gosta.
Vale ressaltar que Honda e Toyota seguem a cartilha do quarteto, vendendo carros médios a preço de grandes.

Anônimo disse...

Por Fernando:

"Rapaz, não fala não... Eu gosto da C&D Brasil (do que tem por aqui é a melhorzinha), mas a pisada na bola deles foi monstruosa!!! Pegaram um reporter e deram a ele uma semana para avaliar TODOS os carros coreanos no mercado, e o cara partiu de um ponto de vista no mínimo discutível: Ao invés de avaliar os carros pelo que oferecem em troca do que custam, cismava de comparar com carros "topo de linha", do tipo Audi e BMW. O resultado foi uma avaliação, no geral, negativa de todos os carros... Aí vem a (desculpem o termo, mas eu não consigo pensar em outro) "cagada" do Cerato... Pô, "acabamento de carro popular" ou é um tremendo erro de julgamento (tipo ter acabado de sair de um Vera Cruz ou um Azera e olhar para o Cerato com estes referenciais) ou uma opinião vendida!"

Ainda sem nome disse...

Tipo assim...MEU DEUS!
Comparando um CERATO co um polo...¬¬ ...fiesta?
isso eh que eh falta do que fazer!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Como os colegas da net comentaram anteriormente é covardia colocar o Kia Cerato em igualdade com um Polo ou Fiesta Sedan é só pensar um pouco e comparar os ítens de série.
É incrível como pagamos caro pelas carroças, populares pelados, que vemos nas ruas. Kia Cerato é a prova de que podemos ter qualidade a preços acessíveis, e que somos explorados pelas montadoras nacionais..

Luiz Fernando Wernz disse...

Eu quero ver quem dos "defensores" do Cerato vai ter coragem de deixar de comprar um carro de melhor referencia no mercado para ter qualquer Kia na garagem um dia. Além dos pouquíssimos pontos de assistência se comparado às marcas mais renomadas, esses carros não vão valer nada daqui a 5 ou 10 anos, tal qual, por exemplo, um Daewoo Espero comparado a um Vectra do mesmo ano. Só se não tiver medo de perder dinheiro mesmo...

cerato_bh disse...

Caro Luiz Fernando,

Se o que determina a decisão de compra de um automóvel fosse apenas o dinheiro, todo mundo teria que andar de Gol 1.0 & cia.

Hoje em dia, a grande maioria dos carros, principalmente os de maior valor, desvaloriza muito, especialmente nos primeiros anos. Isso vale, por exemplo, para Corolla e Civic.

Quanto aos pontos de assistência, realmente a Kia tem menos do que VW, Fiat, GM, Ford, etc. Mas, se o carro não dá defeito, vc precisa de uma concessionária pra quê? O importante é ter um bom estoque de reposição de peças para eventualidades como acidentes de trânsito.

cerato_bh disse...

Complementando: caso vc não tenha notado, eu e mais várias pessoas que passaram por aqui possuem um Cerato. E, assim como eu, estão MUITO satisfeitas com o carro.

Unknown disse...

Vou comprar um Cerato 2008 na segunda-feira proxima. Estava entre o stilo 2005, punto 2008, corolla 2004 e fit 2006 pela faixa de valor que eu estou querendo investir, que é em torno de 35mil. O Cerato ganha, vou ter quase 4 anos de garantia. Qual outro carro que me da isso?

cerato_bh disse...

Excelente pedida Dairon, creio que ficará muito satisfeito!

Unknown disse...

Hoje 12/04/2014
Procuro um carro com custo beneficio bom para comprar e entre CIVIC 2005, COROLA 2006, e CERATO 2008 os três com mesmo preço 20.000,00 optei pelo cerato a briga foi boa com o civic 2005, mas em economia de combustível, visual e 3 anos a mais fico com o CERATO. acho que no visual é mais presença que os outros dois.

este cara que fez a reportagem, com certeza nem entrou nos carros avaliados e citados.

Sabe de nada!

Unknown disse...

Vou compra um Cerato 2007, ao valor de 15000 mil estou fazendo um bom negócio? Gostaria de uma opinião sincera!

Paulo Simões disse...

Comprei um cerato 2008 mod 2009 q carro maravilhoso.mais fiquei meio assustado pq o mecânico me falou q as peças são difíceis.