domingo, 4 de maio de 2008

Cerato: quais são seus concorrentes?

A resposta a essa pergunta não é simples. Veículos semelhantes podem ser agrupados em diversas categorias, diferenciando-se com base em quesitos como preço, carroceria, motorização, equipamentos, tipo de câmbio, garantia, consumo de combustível, custo de manutenção, seguro, revenda, tamanho ou número de ocupantes. Uma vez que essas caraterísticas podem variar bastante de uma versão para outra, um mesmo modelo pode aparecer mais de uma categoria e, conseqüentemente, possuir diferentes concorrentes. Assim, sob diversos aspectos, seria mais "justo" comparar versões do que simplesmente modelos.

Com o Cerato, não é diferente. Esse modelo da Kia possui duas versões: câmbio mecânico (R$ 49.900) e câmbio automático (R$ 54.900). E quais seriam os seus concorrentes? Bem, aí depende das características que o comprador procura. Na minha opinião, seriam sedans com preço compatível, motorização, espaço interno, acabamento e equipamentos semelhantes. Além disso, veículos equipados com câmbio automático não concorrem com os de câmbio mecânico.

Dando nome nome aos bois, uma provável lista de concorrentes, ordenados pelo preço, seria:

Kia Cerato Mecânico 1.6 (121cv@6.200rpm/15,6mkgf@4.200rpm), R$ 49.900:
  1. R$ 51.692: GM Astra Sedan Advantage 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Airbag Duplo.
  2. R$ 54.635: VW Polo Sedan 1.6 (101-103cv@5750rpm/14,3-14,5mkgf@3250rpm) + Airbag Duplo + CD-Player MP3 + Trio Elétrico + Módulo Faróis/Lanterna de Neblina + Módulo Rodas de Liga-Leve 15".
  3. R$55.870: Ford Focus Sedan GLX 1.6 (105,2-112,6cv@5500rpm/15,1-15,9mkgf@4250rpm) + Airbag Duplo + Alarme Anti-furto + Rodas de Liga Leve 15 polegadas.
  4. R$ 56.180: Renault Mégane Expression 1.6 (110-115cv@5750rpm/15,2-16mkgf@3750rpm) + Pack Plus.
  5. R$57.805: Ford Focus Sedan GLX 2.0 (147cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm).
  6. R$ 58.050: Peugeot 307 Sedan Presence Pack 1.6 (110-113cv@5600/14,2-15,5mkgf@4000rpm).
  7. R$ 58.731: GM Astra Sedan Elegance 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm).
  8. R$ 58.920: VW Polo Sedan Confortline 1.6 (101-103cv@5750rpm/14,3-14,5mkgf@3250rpm) + Airbag Duplo + CD-Player MP3 + Espelhos Retrovisores Externos com Comando Elétrico.
  9. R$ 59.360: Renault Mégane Dynamique 1.6 (110-115cv@5750rpm/15,2-16mkgf@3750rpm).
  10. R$ 59.660: GM Vectra Expression 2.0 (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Airbag.
  11. R$ 60.680: Renault Mégane Expression 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm) + Pack Plus.
  12. R$ 61.140: Nissan Sentra 2.0 (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm) + Rodas de Liga-leve.
  13. R$ 61.320: VW Bora 2.0 Manual (116cv@5200rpm/17,3mkgf@2400rpm).
  14. R$ 62.000: Toyota Corolla XLi MT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
  15. R$ 62.370: Renault Mégane Dynamique 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm).
  16. R$ 63.170: VW Polo Sedan Confortline 2.0 (116cv@5200rpm/17,3mkgf@2400rpm) + Airbag Duplo + CD-Player MP3 + Espelhos Retrovisores Externos com Comando Elétrico.
  17. R$ 63.600: Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 (143cv@6000rpm/20mkgf@4000rpm).
  18. R$ 64.605: Nissan Sentra 2.0 S (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm).
  19. R$ 64.764: GM Vectra Elegance 2.0 (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm).
  20. R$ 65.460 Honda Civic LXS MT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm).
  21. R$ 66.565: Citroën C4 Pallas GLX 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm).
  22. R$ 67.115 Honda Civic LXSC MT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm).
  23. R$ 68.500: Toyota Corolla XEi MT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
  24. R$69.355: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 (147cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm).
  25. R$ 73.330: Citroën C4 Pallas Exclusive 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm).
Kia Cerato Automático 1.6 (121cv@6.200rpm/15,6mkgf@4.200rpm), R$ 54.900:
  1. R$ 55.928: GM Astra Sedan Advantage 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático + Airbag Duplo.
  2. R$ 59.999: Toyota Corolla XLi AT 1.6 (110cv@6000rpm/15,0mkgf@4400rpm).
  3. R$60.300: Ford Focus Sedan GLX 2.0 (140cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm) + Câmbio Automático.
  4. R$ 63.254: GM Astra Sedan Elegance 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático + Piloto Automático.
  5. R$ 63.360: GM Vectra Expression 2.0. (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático + Airbag.
  6. R$ 64.900: Kia Magentis EX 2.0L (145cv@6000rpm/19,3mkgf@4250rpm).
  7. R$ 65.180: Renault Mégane Expression 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm) + Câmbio Automático + Pack Plus.
  8. R$ 65.450: VW Bora 2.0 Tiptronic (116cv@5200rpm/17,3mkgf@2400rpm).
  9. R$ 65.870: Renault Mégane Dynamique 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm) + Câmbio Automático.
  10. R$ 66.000: Toyota Corolla XLi AT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm)
  11. R$ 66.190: Nissan Sentra 2.0 (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm) + Câmbio Automático (CVT) + Rodas de Liga-leve.
  12. R$ 68.600: Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 (143cv@6000rpm/20mkgf@4000rpm) + Câmbio Automático.
  13. R$ 68.813: GM Vectra Elegance 2.0 (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático.
  14. R$ 69.655: Nissan Sentra 2.0 S (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm) + Câmbio Automático (CVT).
  15. R$ 70.520 Honda Civic LXS AT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm)
  16. R$ 71.920: Citroën C4 Pallas GLX 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm) + Câmbio Automático.
  17. R$ 72.160 Honda Civic LXSC AT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm)
  18. R$72.245: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 (140cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm) + Câmbio Automático + Piloto Automático.
  19. R$ 72.500: Toyota Corolla XEi AT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
  20. R$ 76.700: Peugeot 307 Sedan Griffe 2.0 (143cv@6000rpm/20mkgf@4000rpm).
  21. R$ 78.685: Citroën C4 Pallas Exclusive 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm) + Câmbio Automático.
  22. R$ 82.618: GM Vectra Elite 2.4 (146-150cv@5200rpm/23,1-23,7mkgf@4000rpm).
  23. R$ 83.620: Ford Fusion 2.3 (163cv@6500rpm/20,7mkgf@4500rpm).
  24. R$ 85.235 Honda Civic ESX AT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm)
  25. R$ 87.190: VW Jetta 2.5 (170cv@5000rpm/17,3mkgf@2400rpm).
  26. R$ 87.300: Toyota Corolla SE-G 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
Os critérios utilizados para chegar ao preço e selecionar as versões acima foram:
- Incluir pintura metálica;
- Selecionar o mínimo de opcionais de modo que a versão contenha ao menos os mesmos equipamentos de série presentes no Cerato;
- Preço de tabela sugerido pelo fabricante em seu site para a região Sudeste ou cidade de Belo Horizonte/MG.

Devido a grande diversidade de características técnicas e equipamentos, torna-se difícil comparar tantas versões. Aos interessados sugiro selecionar seus preferidos, obter informações nos sites dos fabricantes e, o mais importante, visitar as concessionárias para um test-drive. Entretanto, seguem algumas observações para ajudar na escolha:

- [Dica] Se não quiser perder tempo, vá direto a uma concessionária Kia! Estou certo de que o Cerato será capaz de atender suas expectativas. Se discordar, tente o Magentis! ;)

- Se o critério de compra for o preço, o único concorrente do Cerato é o Astra Sedan Advantage, versão mais básica oferecida pela GM. Na minha opinião a vez do Chevrolet já passou faz tempo. O Astra está muito desatualizado, precisa de uma mudança radical. Gostaria de saber porque não produzem aqui o modelo europeu ao invés dessa carroça!

- Incluí o Polo Sedan na lista pois, apesar de claramente pertencer a outra categoria, diversas reportagens sugerem que ele concorre com o Cerato. Sinceramente? Não dá nem para começar a discutir. O Cerato leva com MUITA folga!

- Alguns carros listados estão claramente posicionados em uma categoria superior, como é o caso do Toyota Corolla SE-G, VW Jetta, Honda Civic ESX, Ford Fusion, GM Vectra Elite, Citroën C4 Pallas e Peugeot 307 Sedan Griffe.

- Outros, dependendo do interesse, poder aquisitivo e inteligência do comprador, ficam em uma área cinza, podendo brigar tanto com essa turma de "cima" quanto com a de "baixo", onde está o Cerato. Dentro da própria Kia temos o Magentis como exemplo, um senhor carro diga-se de passagem!

- Quanto aos demais, são todos mais caros que o Cerato. É preciso analisar com calma o custo x benefício de tudo que oferecem.

- Dono de um Cerato Mecânico 2007 a quase um ano e tendo rodado com ele cerca de 10.000 quilômetros, acho que posso dar uma opinião mais detalhada a respeito do carro. Vamos lá:

Pontos Positivos:

- Preço imbatível (ponto).
- Garantia completa de 5 anos. Os demais oferecem no máximo três.
- Seguro barato.
- Desempenho. O novo motor 1.6 16V CVVT a gasolina é moderno, econômico e muito esperto. Entrega 121 cavalos de potência a 6200rpm e 15,6mkgf de torque a 4200rpm. Sua taxa de compressão é de 10,5:1.
- Conforto e ergonomia. Nada parece fora do lugar, todos os controles estão à mão e são intuitivos, muito fáceis de operar. A posição de dirigir é bastante confortável - volante e banco do motorista possuem regulagem de altura - e há espaço de sobra para os demais ocupantes. A suspensão independente com sistema dual-link na traseira absorve bem as irregularidades do solo e o carro responde de forma satisfatória aos comandos da direção. Isso tudo se traduz em qualidade de vida a bordo, tornando viagens longas menos cansativas.
- Segurança: cintos de segurança de 3 pontos com pré-tencionadores, airbag duplo, faróis de neblina e freio com discos ventilados na frente. Recebeu 5 estrelas nas avaliações feitas pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão de segurança no trânsito do governo americano.
- Acabamento de qualidade, com atenção aos detalhes. O Cerato é muito bem montado e projetado, além de ser cheio de "mimos" como porta-trecos, espelhos, luzes de cortesia e leitura por toda parte, descansa braços traseiro e dianteiro, tomada para celular e outros dispositivos eletrônicos, retrovisor com desembaçador elétrico temporizado, banco traseiro rebatível e bipartido, entre outros.
- Nível de ruído: o silêncio interno impressiona.
- O design interno é de muito bom gosto.
- Rodas de liga-leve 15" com pneus 195/60 R15, inclusive o estepe.
- Equipamento de som de série com CD/MP3, entrada auxiliar para iPod e outros players, com quatro auto-falantes e dois tweeters. Qualidade sonora e acústica muito boas e recepção de rádio acima da média: méritos da antena telescópica elétrica?
- Rede de concessionárias. Apesar de pequena, possui excelente atendimento e serviço de qualidade.

Pontos Negativos:

- Falta divulgação por parte da Kia. A maioria dos potenciais compradores simplesmente desconhece o carro. Com isso, vende-se pouco e perde-se na hora da revenda.
- O design do carro não é dos mais modernos, estando mais para os modelos antigos de Corolla e Civic; Ou seja: não compromete.
- Apesar de eficiente, o sistema de freios não conta com ABS e nem com discos na traseira.
- Câmbio: é preciso mas os engates são longos. O ruído gerado pelas trocas é um pouco alto.
- O porta-malas comporta apenas 345 litros. Para uma família ou em viagens longas com quatro adultos pode ser um problema. Em detrimento do espaço interno, poderia ser um pouco maior. Mesmo assim, ganha do Civic (340 litros) e é mais que suficiente para o dia-a-dia e viagens de fim de semana.
- Custo da manutenção. Ainda não fiz a primeira (aos 10.000Km) mas estimo que deva ficar por volta de R$ 400,00. Acho um valor exagerado, principalmente se levarmos em conta que, pelo manual, a troca de óleo será a única intervenção feita no carro.
- Não há sistema de alarme, nem como opcional.
- Não gostei do tecido empregado na lateral das portas e nos estofados. Esse problema foi resolvido com instalação de couro. Incluindo o volante e com duas tonalidades, saiu por menos de R$ 1.000 com garantia de 2 anos.
- A rede de concessionárias é acanhada.
- Apesar de improvável, o fato de ser importado pode fazer diferença caso haja mudanças significativas no valor do dólar ou o governo imponha algum tipo de restrições comerciais. Atualmente, a greve da Receita Federal têm atrasado a entrega de muitos carros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a comparação e o levantamento destes dados.
Sinceramente, pelo carro que o Cerato é, e nos valores dele, não tem comparação com nada no mercado nacional, nem sequer próximo dele. O mais próximo, ainda que a quilômetros, é o Polo Sedan, na comparação com o Cerato Manual. Pode se pensar em Astra, mas este carro é tão defasado que não vale a pena. O problema do Polo é que existe o Cerato, só isso. E isso que já dirigi Polo, pois uma familiar tem, e digo o seguinte: o Cerato é melhor acabado, mais bonito, mais silencioso, mais ágil no trânsito, mais potente, mais econômico, tem mais acessórios, melhor posição de dirigir e assim vai. Agora, já o Cerato Automático, aí sim não tem como chegar perto, já que ele bate de frente com carros superiores, a meu ver, como Novo Corolla e Civic. Sim, pois Mégane/Vectra/Bora são grotescos perto do Cerato, além de até R$ 20.000,00 mais caros. Pessoalmente, eu só trocaria meu Cerato pela versão top do Novo Corolla, aquela com acabamento em imitação de madeira. Ou ainda o Jetta, que é outro baita carro. Fora esses, é Cerato na certa!

n_ways disse...

Velho, deve ter dado um trabalhinho e tanto compilar isso tudo... Mas é daí para pior.
Só um comentário quanto ao valor da revisão: Em 2002 eu comprei um Ka Image (um 1.0...), e a primeira revisão me custou (na época!) R$ 590,00. Em 2006 eu comprei o C3, e a primeira revisão custou R$ 730,00. Na segunda, me deram um orçamento de R$ 950,00, mas eu já estava esfolado e fiz vários serviços fora, antes de levar o carro... Caiu para "meros" R$ 670,00... Você está achando caro R$ 400,00?

Fernando.

Anônimo disse...

Descobri ontem que o Nissan Sentra também não tem freios a disco na traseira. É tambor mesmo.