terça-feira, 14 de setembro de 2010

Revisão: 40.000 KM

Pessoal, fiz mais uma revisão, a dos 40.000 Km, dia 13 de setembro, na Brisa Motors, em Belo Horizonte. Existe agora na cidade uma nova opção, a AUTOMARK, em dois endereços: Pampulha e Cidade Nova. A maior oferta de opções favorece os consumidores e reflete a boa fase da Kia, com aumento contínuo das vendas.

Optei pela Brisa por uma questão de conveniência, mas foi bom para conferir a procedência de sua classificação em 1o lugar no ranking de melhores concessionárias da revista Carro. O atendimento foi perfeito, o serviço executado conforme combinado e a entrega no prazo (mesmo dia). Percebi que substituíram grande parte das pessoas que trabalhava na antiga Minas Motors e contrataram mais gente, gerando um ganho de profissionalização em todas as áreas.

Quanto ao Cerato, esse continua ótimo, sem apresentar qualquer defeito. Achei que desta vez iria precisar trocar lonas, pastilhas ou talvez os discos, pois estava sentindo uma vibração ao frear em altas velocidades. Para a minha surpresa, o desgaste de todas essas peças encontrava-se dentro dos padrões, de modo que não precisaram ser trocadas. O problema da vibração, em teoria, foi resolvido com uma limpeza. Conto como ficou na próxima viagem, já no final de semana.

Vamos aos números. A revisão saiu por R$ 1.080,00 - R$ 660,00 de peças e R$ 420,00 de mão-de-obra. O valor mais alto, comparado-se às demais, já era esperado. Conforme a tabela de manutenção programada da Kia, essa é a revisão mais "puxada", para todos os modelos. Vejam os itens trocados:

R$ 3,94 - Anel do Bujão do Cárter
R$ 28,39 - Filtro de Óleo
R$ 64,12 - Vela de Ignição (4 x R$ 16,03)
R$ 110,66 - Filtro de Ar do Motor
R$ 242,48 - Filtro de Combustível
R$ 22,38 - Fluido de Freio
R$ 85,80 - Aditivo de Radiador (3 x R$ 28,60)
R$ 105,52 - Óleo do Motor (4 x R$ 26,38)

Total Peças: R$ 663,29 (R$ 660,00 com desconto de R$ 3,29)
Total de Serviço: R$ 420,00 (3,5 horas x R$ 120,00)

Continuo achando ABSURDO o preço cobrado pelo filtro de combustível (deve ser feito com um material encontrado apenas em Marte) e o preço da mão-de-obra (R$ 120,00 por hora).

DICAS IMPORTANTES:
  • NUNCA faça alinhamento ou balanceamento em concessionária. O preço é altíssimo e o benefício zero: qualquer problema com os pneus, será culpa dos buracos. Procure fazer o alinhamento ao menos a cada 7.000 Km. Em Belo Horizonte, RECOMENDO FORTEMENTE a Prime Pneus. Procure o Erick.
  • SEMPRE compre o filtro do ar-condicionado (filtro anti-pólen) no mercado e instale você mesmo. É muito simples, coisa de 5 minutos, sem ferramentas, e você economiza uns R$ 150,00. Por falar nisso, o Manual do Proprietário recomenda que esse filtro seja trocado a cada 15.000 Km, e não de 20.000 Km como a concessionária faz. Já usei este daqui, é muito bom: Filtros Mil. O código da peça é FC 3201.

13 comentários:

Unknown disse...

estou estudando a compra de um cerato 2007/2008, este blogg tem ajudado a saber mais sobre este carro.
Obrigado!

cerato_bh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cerato_bh disse...

Sobre os freios, disse que contaria como ficaram. Voltou tudo ao normal, sem trepidações

Unknown disse...

Sou proprietário de um automático ano e modelo 2008 e realmente a qualidade do carro é indiscutível.
Vou realizar a revisão de 40000km essa semana e depois te digo quanto vai ficar essa brincadeira.
Vejo que a Kia ainda não sacou que nivelando o preço das peças de reposição em valores mais próximos a realidade brasileira, o mercado dela cresceria muito mais rápido. A Hyundai já percebeu isso e o i30 que desvalorizava bastante por causa desse item, reformulou sua tabela e está competitiva com o mercado. Parabéns pelo Blog.

Marcus disse...

Oi Cerato_Bh,
Estou pensando em comprar um cerato ex mecanico 2008. Voce ainda possui o carro? ele esta com que km? esta intiero?
Tenho umas dúvidas quanto ao carro. Como é o barulho interno do carro? ele é silencioso? O ar condicionado é bom? Se voce tivesse que destacar um ponto negativo do carro, qual o que vem a sua mente? desde já agradeço.

cerato_bh disse...

Sim, estou com o carro. Ele está cada dia melhor e atualmente com 48.000 Km.

Ando com o ar-ligado praticamente todo o tempo, nunca me deixou na mão, gela bem. Recomendo apenas fazer a troca do filtro de cabine a cada 10mil quilômetros e não a cada 20mil como sugere o manual.

Eu considero o carro bastante silencioso. Parado, você não percebe que está ligado. No trânsito muitas vezes os pedestres se assustam pois não percebem o barulho do motor. Claro que, em alta velocidade (+ 160Km/h) e em calçamento irregular percebe-se mais barulho na cabine.

Pontos negativos: não gostei do material do estofado e por isso coloquei couro ainda na concessionária. Outra questão é quanto o valor de seguro. Não sei o seu perfil, mas paguei R$ 1.900,00 na última renovação.

n_ways disse...

Olá Cerato_bh. Faz tempo que não apareço por aqui, tanto para ver como anda teu Cerato quanto para passar informações do meu. Meu carro está agora com 58.000Km, e até aqui os únicos problemas foram na bomba do lavador do vidro (trocada em garantia) e um barulho metálico na suspensão dianteira esquerda em pisos muito irregulares.
Os pneus, por exemplo, foram trocados apenas na semana passada, após 58.000KM. No mais o mesmo carro que comprei a 3 anos, econômico, macio, silencioso, bom de estrada...
Ia vender o meu quando ele fizesse 3 anos, mas decidi esticar mais um ano, de tão inteiro que ele está.
Grande carro!
Um abraço.

cerato_bh disse...

Fala n_ways! Estou devendo uma publicação sobre a revisão de 50.000Km, mas não teve nada de mais, só o normal.

Em breve o meu Cerato completa 4 anos e está tudo certo, nenhum defeito! Eu troquei um par de pneus aos 20mil e outro aos 40mil. Pego um bocado de estrada, talvez seja isso.

Um abraço!

n_ways disse...

Olá, cerato_bh. Deixa eu atualizar uma coisa que pode servir para todo mundo: Você disse que a revisão de 40.000 foi salgada, e realmente é, mas não é a mais salgada, primazia que cabe à de 60.000KM. É que nesta são trocadas as correias (inclusive a dentada) e os tensores, e o resultado é um orçamento bem "caprichado". Deixa eu assustar logo: Orçamento inicial de R$ 2.200,00...
O bom é que dá espaço para conversa, e depois de uma boa "chorada" eu consegui baixar para pouco mais de R$ 1.500,00. Só que ai entra onde uma boa concessionária faz a diferença: quando fui pegar o carro, me informaram que havia ficado MAIS BARATA! Um dos tensores não apresentava qualquer folga ou ruído, e foi mantido. O resultado foi um custo final de pouco mais de R$ 1.100,00, metade do valor inicial.
Bem, fora o "eterno" barulho na suspensão dianteira esquerda e uma bomba do lavador de vidro, o registro continua limpinho aos 63.000Km. Nem lâmpada queimada teve.
Um abraço.

pardini disse...

Olá! Gostaria de parabenizá-lo pelo Blog e dizer que estou prestes a adiquirir um Cerato 08/09 Automático com 67000kms em Excelente estado e com a última revisão já feita na Concessionária Kia de Brasília. O seu Blog me ajudou a tomar a decisão de ficar com este Cerato. Muito Obrigado!

Anônimo disse...

adoro meu cerato, vou ter que fazer a revisão de 40mil km em janeiro de 2012 e fiquei horrorizada com o valor que a Germany Kia me passou, quase desmaiei, R$ 1470,00 porque troca velas, achei um roubo, peço ajuda se alguém souber onde fazer esta revisão mais em conta em São Paulo - capital.
sobre o carro gosto muito, estável e seguro, mas por 3 vezes tive que levar na concessionaria para reclamar de um barulho que eu achava que era cambio, mas dizem que é escapamento, hoje está lá de novo, decidiram enfim trocar a peça e os bancos rangem, de resto adoroooo, mas concordo que o valor das revisões e demora em repor peças sào fatores muito ruins. Ronise Sibinelli

CeratoRJ disse...

Bom dia! Sou do RJ, tenho Cerato 11, carro espetacular, sem comentários, fiz a troca de pastilhas, dianteiras e traseiras na Sexta Feira 12/04, apos a troca percebi que o carro esta fazendo uns barulhos estranhos como se as pastilhas estivessem soltas, hj estou retornando ao mecanico para diagnosticar o problema. Isso já aconteceu com aguem? À proposito o preço das pastilhas foi: Dianteira R$107,00 e Traseira R$79,00. Após, retornarei com resposta.

Unknown disse...

Estou me sentindo mais enganada a cada email que leio...
Minha revisão de 30.000 foi 237,04 de peças e 535,00 de mão de Obra...
Meus pneus desde 22.000Km apresentaram bolhas e fui informada que era perigoso andar com o pneu assim pois poderia estourar... Entrou agua nos faróis, A luz do farol baixo direito não funcionava... nada coberto pelos 5 anos de garantia...
Realmente a KIA deixou a desejar neste quisito...
Angelita/Cps-SP