domingo, 2 de agosto de 2009

Revisão: 20.000 KM e novos pneus

Fiz a revisão dos 20.000 Km em abril, na Brisa Motors, em Belo Horizonte. A revisão saiu por R$ 823,63, sendo R$ 360,00 de mão de obra e R$ 463,63 de peças. Creio que o preço do serviço, R$ 102,86 a hora, esteja compatível com o valor cobrado em concessionárias de outras marcas. Agora, em relação às peças, algumas me chamaram atenção pelo alto preço - o filtro de ar e o filtro de combustível. Vejam os itens trocados:

R$ 28,38 - Filtro de Óleo
R$ 108,60 - Filtro de Ar
R$ 237,70 - Filtro de Combustível
R$ 4,55 - Arruela do Bujão do Tanque
R$ 84,40 - Óleo do Motor (R$ 21,10 o litro)

Segundo o cheklist da revisão, eu ainda deveria ter trocado mais um item, o filtro de cabine (anti-polen). Porém, a concessionária pediu R$ 140,00. Pesquisei no mercado e encontrei por R$ 35,00. Como a troca desse item fora da concessionária não invalida a garantia, fiz a troca fora da revisão.

A única reclamação do carro passada para o consultor técnico, antes da revisão, foi um ruído metálico em baixa rotação. Examinaram o carro e descobriram que ele vinha de uma peça do escapamento, logo após a exaustão do motor. A peça foi encomendada e substituída uma semana depois, EM GARANTIA. O barulho sumiu.

Precisei também trocar os pneus. Os dianteiros, originais, estavam com desgaste acentuado na parte externa da banda de rodagem. O último alinhamento havia sido feito na revisão dos 10.000 Km. Tivesse feito outro, talvez os pneus rodariam mais 5.000 ou 10.000 Km. Lição aprendida, eles foram substituídos por um par de Pirelli P7, montados na traseira.


18 comentários:

Eliézer M de Campos disse...

Buenas! A troca dos filtros fora da concessionária Kia (por exemplo, em um Ipiranga JetOil) invalidaria a garantia do Cerato?

cerato_bh disse...

Segundo me explicou o consultor técnico, a troca do filtro de óleo e do filtro de ar invalidaria a garantia. Já o filtro de cabine do ar-condicionado, como eu fiz, não.

André Salsa disse...

Prezados!!! Comprei um "New Cerato" (09/2009)e estou muito satisfeito com todo o conjunto, sobretudo a qualidade do interior e conforto...
Noto algum barulho quando passo em ruas esburacadas mas ainda não posso afirmar que é um problema ou uma característica...
Me preocupa a questão da durabilidade dos pneus (como li nas mensagens postadas)... vou acompanhar e trocar com vocês...

cerato_bh disse...

André, parabéns pela compra, o "New Cerato" é um carrão!

André Salsa disse...

Caro Cerato_bh.... Segundo orientações da Kia aqui do RJ a mecânica dos ceratos são iguais... Pergunto-lhe se você percebe algum barulho na suspensão (dianteira) do seu carro ou não... E se há alguma observação sobre o carro que julgue importante me dizer... Agradeço desde já.. Abraço

cerato_bh disse...

Esse barulho na dianteira, em ruas de calçamento, acho que é uma característica, não é problema. Em vias bem pavimentadas o carro é silencioso.

Quanto às observações:

1. O carro é baixo. Então, cuidado. O meu vive raspando em rampas de garagem.

2. Confira se veio equipado com peito de aço.

3. Cuidado com o acelerador. Se pisar fundo, o bicho dispara MESMO! ;)

CONTATO disse...

Boa tarde.

Vocês saberiam me dizer qual o modelo dos filtros de Ar, óleo e combustível (Fram ou Mann) utilizados no Cerato? O meu é 2006 e já saiu da garantia. Por este motivo gostaria de fazer as trocas fora da concessionária. O óleo é o sintético 5W40?

cerato_bh disse...

O meucerato é modelo 2007, diferente do seu. Portanto, não saberia dizer.

Porém, creio que os filtros vc possa descobrir olhando diretamente as peças, no cofre do motor. Já a especificação do óleo, deve estar no manual.

Unknown disse...

Caro Cerato_bh: meu cerato é 2008. Achei um absurdo o preço do filtro do ar condicionado na autorizada. procurei nas autopeças e não encontrei o filtro. Vc poderia me informar a marca e modelo do filtro de R$35 que vc comprou?
Wander_DF

cerato_bh disse...

Oi Wander, a marca é Filtros Mil. Encontrei de outra marca tb, mas não me lembro o nome. Veja o post a respeito:

http://meucerato.blogspot.com/2009/07/dica-filtro-de-cabine-anti-polen.html

Anônimo disse...

ONDE POSSO COMPRAR O FILTRO DO AR CONDICIONADO DO CERATO 2006....O ORIGINAL ACHEI UM ABSURDO

cerato_bh disse...

Eu comprei em uma oficina especializada em ar-condicionado, em BH. Vejas as informações no site do fabricante do filtro: http://www.filtrosmil.com.br/produto-interno.php?linha=23&idproduto=170

Anônimo disse...

cerato 09/10,O.Branco
Como disse o André;Existe um barulho na suspenção,lado carona e desgaste exessivo dos pneus dianteiros.Na revisão de 10000(Brisa Motors) pedi para inspecionar e me disseram que estava normal.Continua c/ barulho.

julio ciclismo disse...

Olá Cerato_bh, tenho um Cerato 2011, comprado na Automark,roda pouco, está com menos de 20.000km e já vai pra 2ª revisão. Quando comecei a ler os posts e a medida que fui continuando, tive uma certa impressão de que as postagens foram feitas por alguem da Kia, por defender demais o Cerato quase o tempo todo. Não estou afirmando que isso seja verdade, foi apenas a minha impressão. Sendo assim, a minha pergunta, justificando o que eu disse, é: vocÊ acha pouco pagar 800,00 de revisão em um carro quase novo? 20 mil é praticamente novo. Um carro usado com 5 anos ou mais, passa um ano sem ter esse gasto todo. O meu cerato nunca apresentou um problema, gosto muito do carro, estou satisfeito mas não acho que ele seja a oitava maravilha do mundo. E essa revisão tá muito cara! O problema não é o dinheiro que vamos gastar, é a gente ser feito de bobo. Não concordo com o gasto. Vamos trocando idéias sobre o carro. Abraços.

cerato_bh disse...

Oi Júlio! Meu único "senão" com o Cerato (na verdade a Kia) sempre foi o preço das peças e mão-de-obra. Tanto que nunca autorizo nas revisões serviços que não afetam a garantia, como alinhamento, balanceamento, troca do filtro do ar-condicionado, etc. Mas não se engane: se o seu carro não for popular, de qualquer marca, vão tentar te enfiar a faca e, dependendo da peça que precise, você pode ficar um bom tempo à pé. Um abraço!

JD disse...

Oi pessoal. Li todos os posts, gostei de alguns e discordo de outros. Liguei na Kia Brisa e na Automark em BH para ver o valor da revisão de 20.000 Km, e sinceramente achei um absurdo. Pagar 724,00 sendo que de peça são 324,00 e 398,00 de mão de obra achei extorsão, considerando que essa revisão não passa de uma troca de óleo metida a besta. Isto também não deixa de ser uma compra casada, pois somos obrigados a comprar o óleo e filtros diretamente deles e com valor superfaturado. Estou pensando seriamente em tomar outra atitude, talvez comprando peças em outro lugar e levando para eles trocarem. Se tirarem a garantia entro na justiça. Pode até demorar, mas tenho certeza que não perco.

Waldir C. de Sá disse...

Eu tenho um cerato 2011 e fiz a troca de pnaeus com 60.000 que ainda estavam bons e coloquei da mesma marca (Hankock), fiz a troca das pastilhas de freio tambem aos 60.000. Um ótimo veiculo, nunca deu problemas.

Unknown disse...

Caros amigos alguem sabe me informar onde fica localizado o filtro de combutivel do cerato