quarta-feira, 4 de junho de 2008

Revisão dos 10.000 Km


Como vocês podem verificar na nota fiscal acima, a revisão dos 10.000 Km do "Meu Cerato" ficou em R$ 458,00. Considero caro pelo que foi executado, especialmente o valor cobrado pelo alinhamento e balanceamento. O único ponto negativo fica por conta do polimento oferecido como cortesia. Se por um lado ele "exterminou" pequenos riscos, imperceptíveis à distância, distribuídos por toda a lataria e que acompanham o carro desde o primeiro quilômetros, acabou gerando outros, esses sim visíveis. Reclamei e prontamente se dispuseram a refazer o serviço. Dessa fez, ele foi executado em uma loja especializada ao invés de na concessionária. Ficou melhor, mas principalmente capô e porta-malas ficaram marcados. O jeito será pagar por uma cristalização em uma oficina de confiança para dar um jeito definitivo.

Quanto ao carro, escrevi um comentário detalhado na seção Teste do Leitor do Best Cars Web Site, que deverá ser publicado em breve. Porém, adianto que estou MUITO satisfeito! Nesses 10.000Km e quase um ano de "convivência", além da utilização urbana quase diária, fizemos várias viagens para o Sul de Minas, Zona da Mata e arredores de BH, todas 100%, não há o que reclamar.

3 comentários:

n_ways disse...

Olá!
Eu aqui mais uma vez, desta postando algumas impressões de minha primeira viagem com o Cerato. Se der para colocar na página principal...

5.000 Km com o Cerato - Mais algumas impressões

Bem, o nosso amigo Cerato_BH postou algumas informações sobre os 10.000 Km de seu carro, e aqui eu posto as minhas em pouco mais de 5.500 Km do meu (em 3 meses!).
Fiz, neste final de semana, a minha primeira viagem com o Cerato. Curta, é verdade (Aracajú fica a pouco mais de 300 Km de Salvador), mas bastante interessante para avaliação do carro.
Primeiro: Ele melhora um bocado com a quilometragem. Nas duas primeiras semanas eu achei o consumo bem alto, mas foi melhorando sensivelmente com o tempo e hoje eu já estou conseguindo médias na casa dos 11 Km/l em meu uso urbano (sem muitos congestionamentos mas com o ar condicionado funcionando 100% do tempo). O mesmo acontece com o desempenho, com o motor bem mais "disposto" a medida em que os quilômetros o soltavam.
Segundo: Que delícia de carro na estrada! Eu ficava me questionando, enquanto viajava, como nós, brasileiros, somos mal-tratados por nossas fábricas de automóveis, já que o Cerato, bom como é na estrada, é apenas um dos 10 carros mais baratos à venda nos EUA (ou seja, um popular...), e isso com um motor maior, 6 air-bags e ABS! Ou seja, a experiência sensorial de um carro "popular" dos americanos é muito superior à de carros ditos "superiores" do Brasil. E quando digo isto eu não estou sendo meramente passional, mas sim me baseando na experiência de dirigir diversos outros carros sempre com um "olho clínico". O Cerato é macio (não "bobo", mas confortável), silencioso, muito estável (é impressionante a docilidade com que ele faz curvas em alta velocidade), tem excelente desempenho (várias vezes eu me perguntava se ele é REALMENTE 1.6!) e passa uma sensação de segurança muito elevada (pude dar umas puxadas a 160/170 Km/h sem tomar "esporro" de minha mulher!).
O consumo na estrada me surpreendeu: na volta, andando no ritmo de 120/130 Km/h com umas esticadas até 170 Km/h, e sempre andando forte (o que no carro com câmbio automático significa reduções constantes de marcha), estou com ele marcando 390 km desde o último abastecimento e ainda com meio tanque de combustível!
Para não dizer que tudo são flores até agora, achei um defeito no CD-Player. Desde que peguei o carro nunca havia ouvido CD’s nele, já que tenho um IPod ligado à entrada auxiliar do mesmo e só ouço músicas a partir dele. Dias antes da viagem eu pus um CD com músicas gravadas em formato WMA, que ele estava lendo sem problemas e com boa qualidade (embora o display dos nomes seja ruim). Então, após dois dias de operação normal, de repente ele parou de ler e, pior, não ejetava o disco. Após algum tempo desligado ele o ejetou e, numa nova tentativa, pareceu funcionar normalmente. Mas após alguns minutos o problema se repetiu, desta vez só aceitando ejetar o disco no dia seguinte. Vou testar com outros CD’s, embora o que deu problema fosse novinho e de boa qualidade, mas acredito que o defeito veio mesmo do único componente nacional do carro...

Um abraço a todos.

Anônimo disse...

Eu estarei chegando aos 4.000 km nestes próximos dias, e confirmo as qualidades que o amigo citou. Fiz uma viagem de 550km ida/ 550km volta, e fiquei surpreso positivamente com o carro.
Que baita opção que nós, brasileiros, temos com o Cerato.

n_ways disse...

Só acrescentando: na comunidade do Kia Cerato no Orkut eu coloquei im tópico com o assunto das revisões, pedindo que as pessoas coloquem lá os dados das suas. Já coloquei das minhas duas (1.00km e 10.000km), sendo que nesta última o preço cobrado por aqui foi menor que o de Minas, mas sem o alinhamento e o balanceamento.