quarta-feira, 7 de maio de 2008

Ainda sobre C&D Brasil x Cerato

Por Fernando:

"Rapaz, não fala não... Eu gosto da C&D Brasil (do que tem por aqui é a melhorzinha), mas a pisada na bola deles foi monstruosa!!! Pegaram um reporter e deram a ele uma semana para avaliar TODOS os carros coreanos no mercado, e o cara partiu de um ponto de vista no mínimo discutível: Ao invés de avaliar os carros pelo que oferecem em troca do que custam, cismava de comparar com carros "topo de linha", do tipo Audi e BMW. O resultado foi uma avaliação, no geral, negativa de todos os carros... Aí vem a (desculpem o termo, mas eu não consigo pensar em outro) "cagada" do Cerato... Pô, "acabamento de carro popular" ou é um tremendo erro de julgamento (tipo ter acabado de sair de um Vera Cruz ou um Azera e olhar para o Cerato com estes referenciais) ou uma opinião vendida! Vamos lá (talvez fique um pouco grande, mas se você puder colocar como post...):

1 - O Cerato não é concorrente do Civic ou Corolla no Brasil, e isto é algo deliberado da KIA. Olhe no site da KIA USA e procure o SPECTRA (o Cerato vendido lá), este sim posicionado como concorrente desta turma. Só existe com a motorização do Magentis, tem ABS, Air-Bags laterais e de cortina, Cruise Control, opção de rodas de 16" e mais uma porrada de coisas que o nosso não tem! A opção da KIA no Brasil foi exatamente posicionar o Cerato em um patamar abaixo desses caras, criando uma opção de "nicho", ou seja, oferecer um carro que não pode ser enquadrado em uma categoria específica por possuir características de várias distintas. Daí veio a versão única "EX", apenas com as opções de câmbio, com motor 1.6 (uma opção excelente, já que o 2.0 consome mais), sem ABS, só com Air-Bags frontais, e por aí vai.

2 - A comparação com o Fiesta e o Polo não é totalmente sem sentido, por causa de 2 dos tais "3 P's" que esses caras usam (preço, potência, porte). E estes dois carros se encaixam em preço e potência (na verdade o ridículo é que o Fiesta Sedan completo, com acabamento de carrinho de brinquedo, é mais CARO que o Cerato automático, e a única vantágem é o ABS). Mas comparar as fichas técnicas é uma coisa, e os carros é uma outra totalmente diferente. Não vou descer a detalhes enfadonhos, mas recomendo apenas que se veja "ao vivo" os 3 carros e se tire sua própria conclusão.


3 - O mistério da mala do Cerato: Eu vou chamar assim porque para mim é mistério mesmo. A KIA declara um valor realmente baixo, sem porém especificar o método. Mas todo mundo que
a mala do Cerato se impressiona com o tamanho! As revistas mediram a do Civic e acharam 340l, mas ninguém mediu a do Cerato, e usam a informação da KIA. Bom, no sábado passado eu levei o Cerato para lavar, e na frente dele estava um New Civic LXS. Em um dado momento ambos estavam juntos, totalmente abertos (secagem e aspiração), e visualmente a mala do Cerato é MUITO maior que a do Civic (aliás vou falar sobre esta lavagem mais tarde...). E pior é a do Magentis, que a KIA declara 420l mas, de novo visualmente, parece caber toda a mudança de uma casa (exagero, mas é enorme!). De novo, basta ir a uma revenda e olhar...

4 - O "cerato_bh" (não sei o teu nome...) disse que "consegui identificar várias partes do Cerato no interior do Tucson", e isto não é uma mera coincidência: primeiro porque Hyundai e Kia são a mesma empresa, e segundo porque (e muita gente não sabe!!!)
o Tucson e o Sportage são feitos sobre a plataforma do Cerato!! Isto mesmo, o Tucson está para o Cerato assim como (com o perdão da comparação) o Ecosport está para o Fiesta, ou o Honda CRV para o Civic.

5 - Vamos falar do acabamento do Cerato, de acordo com a matéria "de carro popular". Gente, eu contei outro dia minhas experiências com o Citroën Picasso e o Honda Fit, mas na minha família existem outros carros "de griffe" que eu já dirigí e conheço bem: O novo Sentra CVT (meu pai), o Renault Megane (meu irmão), o Corolla (um tio), o Civic (o anterior, meu pai teve um e um tio ainda tem), o Stilo (meu irmão), o C4 VTR (um primo), um Golf (cunhado). E antes do Cerato eu tinha um Citroën C3. O acabamento do Cerato não fica a dever a nenhum destes, sendo inclusíve superior a vários deles. Os bancos são de tecido? Tá, olha a qualidade dele (e sempre tem a opção de colocar couro...). Tem muito plástico? Tem, mas olha a qualidade do plástico e o cuidado dos encaixes e arremates. Abre a mala do Cerato e veja a tampa toda forrada por dentro... Faça o mesmo no New Civic e aprecie toda a estrutura da ferragem... Vamos voltar ao episódio da lavagem: em um dado momento eu notei que o rapaz que aspirava os carros comentava seguidamente alguma coisa com um colega, sempre com interjeições impublicáveis de espanto. Eu o chamei e fiz a seguinte pergunta: Você está fuçando os dois carros (o New Civic e o Cerato), e qual dos dois é mais bem acabado? E a resposta dele: "Dotô, eu tava falando exatamente isto com meu colega... A gente vê o Civic, um carrão por fora, mas por dentro é "chinfrim". E vê o outro... Parece outro mundo. Até as cores de dentro...".


6 - Como o "cerato_bh" disse, o Cerato não vem com alarme. Eu comprei um nos EUA (um amigo meu trouxe) do tipo "2-way", onde o carro e o chaveiro "conversam" o tempo todo e eu consigo saber, a até 1Km de distância, se há algo acontecendo com o carro (a propósito: custou US$ 112,00, o equivalente a um Positron simplesinho, e com dois chaveiros com tela LCD e mais um de reserva, fora sensor de impacto e de microondas). Como este alarme é muito complexo, decidí instalá-lo eu mesmo, para evitar que alguém fizesse besteira e terminasse prejudicando minha garantia. Terminei descobrindo o site "Tech Info" da KIA onde se consegue "só"
TODOS os manuais técnicos dos carros (versão EUA, mas é tudo bem similar). O sistema elétrico deste carro é um primor, tanto de simplicidade quanto de qualidade de execução, e o resultado ficou ótimo.

7 - Para encerrar: na semana passada tive uma experiência ruim com meu Cerato, e terminei fazendo uma descoberta boa. Um imbecil bateu na lateral do meu carro com um Toyota RAV-4 e fugiu. Quando saltei e ví o estrago me assutei: Riscos pretos enormes da porta traseira até a tampa do tanque, aparentemente um estrago enorme. Só que um dos "curiosos" começou a esfregar o dedo nos riscos e a gente viu que eles eram, na verdade, pedaços de plástico do RAV-4. Resumindo: após uma limpeza e uma cera (comum, só para facilitar a limpeza), o único resultado da colisão foi um amassado (como um risco fino) de uns 10cm, mas o impressionante é que a pintura
NÃO SOFREU QUALQUER DANO, nem um arranhãozinho seque. Está perfeita até na parte amassada, tanto que vou tentar um destes serviços de reparo sem pintura. Ou seja, pelo que aconteceu o estrago no RAV-4 deve ter sido considerável, mas a pintura do Cerato não tomou conhecimento... Impressionante!
Deixa eu parar para não torrar muito vocês. Vou mandar uns desaforos para o pessoal da C&D Brasil..."

domingo, 4 de maio de 2008

Cerato: quais são seus concorrentes?

A resposta a essa pergunta não é simples. Veículos semelhantes podem ser agrupados em diversas categorias, diferenciando-se com base em quesitos como preço, carroceria, motorização, equipamentos, tipo de câmbio, garantia, consumo de combustível, custo de manutenção, seguro, revenda, tamanho ou número de ocupantes. Uma vez que essas caraterísticas podem variar bastante de uma versão para outra, um mesmo modelo pode aparecer mais de uma categoria e, conseqüentemente, possuir diferentes concorrentes. Assim, sob diversos aspectos, seria mais "justo" comparar versões do que simplesmente modelos.

Com o Cerato, não é diferente. Esse modelo da Kia possui duas versões: câmbio mecânico (R$ 49.900) e câmbio automático (R$ 54.900). E quais seriam os seus concorrentes? Bem, aí depende das características que o comprador procura. Na minha opinião, seriam sedans com preço compatível, motorização, espaço interno, acabamento e equipamentos semelhantes. Além disso, veículos equipados com câmbio automático não concorrem com os de câmbio mecânico.

Dando nome nome aos bois, uma provável lista de concorrentes, ordenados pelo preço, seria:

Kia Cerato Mecânico 1.6 (121cv@6.200rpm/15,6mkgf@4.200rpm), R$ 49.900:
  1. R$ 51.692: GM Astra Sedan Advantage 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Airbag Duplo.
  2. R$ 54.635: VW Polo Sedan 1.6 (101-103cv@5750rpm/14,3-14,5mkgf@3250rpm) + Airbag Duplo + CD-Player MP3 + Trio Elétrico + Módulo Faróis/Lanterna de Neblina + Módulo Rodas de Liga-Leve 15".
  3. R$55.870: Ford Focus Sedan GLX 1.6 (105,2-112,6cv@5500rpm/15,1-15,9mkgf@4250rpm) + Airbag Duplo + Alarme Anti-furto + Rodas de Liga Leve 15 polegadas.
  4. R$ 56.180: Renault Mégane Expression 1.6 (110-115cv@5750rpm/15,2-16mkgf@3750rpm) + Pack Plus.
  5. R$57.805: Ford Focus Sedan GLX 2.0 (147cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm).
  6. R$ 58.050: Peugeot 307 Sedan Presence Pack 1.6 (110-113cv@5600/14,2-15,5mkgf@4000rpm).
  7. R$ 58.731: GM Astra Sedan Elegance 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm).
  8. R$ 58.920: VW Polo Sedan Confortline 1.6 (101-103cv@5750rpm/14,3-14,5mkgf@3250rpm) + Airbag Duplo + CD-Player MP3 + Espelhos Retrovisores Externos com Comando Elétrico.
  9. R$ 59.360: Renault Mégane Dynamique 1.6 (110-115cv@5750rpm/15,2-16mkgf@3750rpm).
  10. R$ 59.660: GM Vectra Expression 2.0 (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Airbag.
  11. R$ 60.680: Renault Mégane Expression 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm) + Pack Plus.
  12. R$ 61.140: Nissan Sentra 2.0 (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm) + Rodas de Liga-leve.
  13. R$ 61.320: VW Bora 2.0 Manual (116cv@5200rpm/17,3mkgf@2400rpm).
  14. R$ 62.000: Toyota Corolla XLi MT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
  15. R$ 62.370: Renault Mégane Dynamique 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm).
  16. R$ 63.170: VW Polo Sedan Confortline 2.0 (116cv@5200rpm/17,3mkgf@2400rpm) + Airbag Duplo + CD-Player MP3 + Espelhos Retrovisores Externos com Comando Elétrico.
  17. R$ 63.600: Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 (143cv@6000rpm/20mkgf@4000rpm).
  18. R$ 64.605: Nissan Sentra 2.0 S (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm).
  19. R$ 64.764: GM Vectra Elegance 2.0 (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm).
  20. R$ 65.460 Honda Civic LXS MT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm).
  21. R$ 66.565: Citroën C4 Pallas GLX 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm).
  22. R$ 67.115 Honda Civic LXSC MT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm).
  23. R$ 68.500: Toyota Corolla XEi MT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
  24. R$69.355: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 (147cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm).
  25. R$ 73.330: Citroën C4 Pallas Exclusive 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm).
Kia Cerato Automático 1.6 (121cv@6.200rpm/15,6mkgf@4.200rpm), R$ 54.900:
  1. R$ 55.928: GM Astra Sedan Advantage 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático + Airbag Duplo.
  2. R$ 59.999: Toyota Corolla XLi AT 1.6 (110cv@6000rpm/15,0mkgf@4400rpm).
  3. R$60.300: Ford Focus Sedan GLX 2.0 (140cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm) + Câmbio Automático.
  4. R$ 63.254: GM Astra Sedan Elegance 2.0 (121-127,6cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático + Piloto Automático.
  5. R$ 63.360: GM Vectra Expression 2.0. (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático + Airbag.
  6. R$ 64.900: Kia Magentis EX 2.0L (145cv@6000rpm/19,3mkgf@4250rpm).
  7. R$ 65.180: Renault Mégane Expression 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm) + Câmbio Automático + Pack Plus.
  8. R$ 65.450: VW Bora 2.0 Tiptronic (116cv@5200rpm/17,3mkgf@2400rpm).
  9. R$ 65.870: Renault Mégane Dynamique 2.0 (138cv@5500rpm/19,2mkgf@3750rpm) + Câmbio Automático.
  10. R$ 66.000: Toyota Corolla XLi AT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm)
  11. R$ 66.190: Nissan Sentra 2.0 (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm) + Câmbio Automático (CVT) + Rodas de Liga-leve.
  12. R$ 68.600: Peugeot 307 Sedan Feline 2.0 (143cv@6000rpm/20mkgf@4000rpm) + Câmbio Automático.
  13. R$ 68.813: GM Vectra Elegance 2.0 (121-128cv@5200rpm/18,3-19,6mkgf@2600-2400rpm) + Câmbio Automático.
  14. R$ 69.655: Nissan Sentra 2.0 S (142cv@5500rpm/20,3mkgf@4800rpm) + Câmbio Automático (CVT).
  15. R$ 70.520 Honda Civic LXS AT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm)
  16. R$ 71.920: Citroën C4 Pallas GLX 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm) + Câmbio Automático.
  17. R$ 72.160 Honda Civic LXSC AT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm)
  18. R$72.245: Ford Focus Sedan Ghia 2.0 (140cv@6000rpm/19,1mkgf@4250rpm) + Câmbio Automático + Piloto Automático.
  19. R$ 72.500: Toyota Corolla XEi AT 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
  20. R$ 76.700: Peugeot 307 Sedan Griffe 2.0 (143cv@6000rpm/20mkgf@4000rpm).
  21. R$ 78.685: Citroën C4 Pallas Exclusive 2.0 (143cv@6000rpm/20,4mkgf@4000rpm) + Câmbio Automático.
  22. R$ 82.618: GM Vectra Elite 2.4 (146-150cv@5200rpm/23,1-23,7mkgf@4000rpm).
  23. R$ 83.620: Ford Fusion 2.3 (163cv@6500rpm/20,7mkgf@4500rpm).
  24. R$ 85.235 Honda Civic ESX AT 1.8 (138-140cv@6200rpm/17,5-17,7@4300rpm)
  25. R$ 87.190: VW Jetta 2.5 (170cv@5000rpm/17,3mkgf@2400rpm).
  26. R$ 87.300: Toyota Corolla SE-G 1.8 (132-136cv@6000rpm/17,3-17,5mkgf@4200rpm).
Os critérios utilizados para chegar ao preço e selecionar as versões acima foram:
- Incluir pintura metálica;
- Selecionar o mínimo de opcionais de modo que a versão contenha ao menos os mesmos equipamentos de série presentes no Cerato;
- Preço de tabela sugerido pelo fabricante em seu site para a região Sudeste ou cidade de Belo Horizonte/MG.

Devido a grande diversidade de características técnicas e equipamentos, torna-se difícil comparar tantas versões. Aos interessados sugiro selecionar seus preferidos, obter informações nos sites dos fabricantes e, o mais importante, visitar as concessionárias para um test-drive. Entretanto, seguem algumas observações para ajudar na escolha:

- [Dica] Se não quiser perder tempo, vá direto a uma concessionária Kia! Estou certo de que o Cerato será capaz de atender suas expectativas. Se discordar, tente o Magentis! ;)

- Se o critério de compra for o preço, o único concorrente do Cerato é o Astra Sedan Advantage, versão mais básica oferecida pela GM. Na minha opinião a vez do Chevrolet já passou faz tempo. O Astra está muito desatualizado, precisa de uma mudança radical. Gostaria de saber porque não produzem aqui o modelo europeu ao invés dessa carroça!

- Incluí o Polo Sedan na lista pois, apesar de claramente pertencer a outra categoria, diversas reportagens sugerem que ele concorre com o Cerato. Sinceramente? Não dá nem para começar a discutir. O Cerato leva com MUITA folga!

- Alguns carros listados estão claramente posicionados em uma categoria superior, como é o caso do Toyota Corolla SE-G, VW Jetta, Honda Civic ESX, Ford Fusion, GM Vectra Elite, Citroën C4 Pallas e Peugeot 307 Sedan Griffe.

- Outros, dependendo do interesse, poder aquisitivo e inteligência do comprador, ficam em uma área cinza, podendo brigar tanto com essa turma de "cima" quanto com a de "baixo", onde está o Cerato. Dentro da própria Kia temos o Magentis como exemplo, um senhor carro diga-se de passagem!

- Quanto aos demais, são todos mais caros que o Cerato. É preciso analisar com calma o custo x benefício de tudo que oferecem.

- Dono de um Cerato Mecânico 2007 a quase um ano e tendo rodado com ele cerca de 10.000 quilômetros, acho que posso dar uma opinião mais detalhada a respeito do carro. Vamos lá:

Pontos Positivos:

- Preço imbatível (ponto).
- Garantia completa de 5 anos. Os demais oferecem no máximo três.
- Seguro barato.
- Desempenho. O novo motor 1.6 16V CVVT a gasolina é moderno, econômico e muito esperto. Entrega 121 cavalos de potência a 6200rpm e 15,6mkgf de torque a 4200rpm. Sua taxa de compressão é de 10,5:1.
- Conforto e ergonomia. Nada parece fora do lugar, todos os controles estão à mão e são intuitivos, muito fáceis de operar. A posição de dirigir é bastante confortável - volante e banco do motorista possuem regulagem de altura - e há espaço de sobra para os demais ocupantes. A suspensão independente com sistema dual-link na traseira absorve bem as irregularidades do solo e o carro responde de forma satisfatória aos comandos da direção. Isso tudo se traduz em qualidade de vida a bordo, tornando viagens longas menos cansativas.
- Segurança: cintos de segurança de 3 pontos com pré-tencionadores, airbag duplo, faróis de neblina e freio com discos ventilados na frente. Recebeu 5 estrelas nas avaliações feitas pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão de segurança no trânsito do governo americano.
- Acabamento de qualidade, com atenção aos detalhes. O Cerato é muito bem montado e projetado, além de ser cheio de "mimos" como porta-trecos, espelhos, luzes de cortesia e leitura por toda parte, descansa braços traseiro e dianteiro, tomada para celular e outros dispositivos eletrônicos, retrovisor com desembaçador elétrico temporizado, banco traseiro rebatível e bipartido, entre outros.
- Nível de ruído: o silêncio interno impressiona.
- O design interno é de muito bom gosto.
- Rodas de liga-leve 15" com pneus 195/60 R15, inclusive o estepe.
- Equipamento de som de série com CD/MP3, entrada auxiliar para iPod e outros players, com quatro auto-falantes e dois tweeters. Qualidade sonora e acústica muito boas e recepção de rádio acima da média: méritos da antena telescópica elétrica?
- Rede de concessionárias. Apesar de pequena, possui excelente atendimento e serviço de qualidade.

Pontos Negativos:

- Falta divulgação por parte da Kia. A maioria dos potenciais compradores simplesmente desconhece o carro. Com isso, vende-se pouco e perde-se na hora da revenda.
- O design do carro não é dos mais modernos, estando mais para os modelos antigos de Corolla e Civic; Ou seja: não compromete.
- Apesar de eficiente, o sistema de freios não conta com ABS e nem com discos na traseira.
- Câmbio: é preciso mas os engates são longos. O ruído gerado pelas trocas é um pouco alto.
- O porta-malas comporta apenas 345 litros. Para uma família ou em viagens longas com quatro adultos pode ser um problema. Em detrimento do espaço interno, poderia ser um pouco maior. Mesmo assim, ganha do Civic (340 litros) e é mais que suficiente para o dia-a-dia e viagens de fim de semana.
- Custo da manutenção. Ainda não fiz a primeira (aos 10.000Km) mas estimo que deva ficar por volta de R$ 400,00. Acho um valor exagerado, principalmente se levarmos em conta que, pelo manual, a troca de óleo será a única intervenção feita no carro.
- Não há sistema de alarme, nem como opcional.
- Não gostei do tecido empregado na lateral das portas e nos estofados. Esse problema foi resolvido com instalação de couro. Incluindo o volante e com duas tonalidades, saiu por menos de R$ 1.000 com garantia de 2 anos.
- A rede de concessionárias é acanhada.
- Apesar de improvável, o fato de ser importado pode fazer diferença caso haja mudanças significativas no valor do dólar ou o governo imponha algum tipo de restrições comerciais. Atualmente, a greve da Receita Federal têm atrasado a entrega de muitos carros.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Vídeo do Cerato

Na verdade, o vídeo é do Spectra, o Cerato americano:





Site da Kia Motors Brasil

Ao contrário do Cerato, o site da Kia no Brasil é o péssimo dos péssimos. Entretanto, pra quem quiser apreciar os carros (será que um dia trazem o cee'd?) e ver de perto cada detalhe, tente o site .com: é muito show!

Matéria da Revista Car and Driver Brasil sobre o Cerato

Por Felipe:

"Não é fácil classificar um sedã como o Kia Cerato. Pelo tamanho (4,50 m) é concorrente do Honda Civic e do Toyota Corolla, ambos médios. Pelo preço (R$ 49.900 com câmbio manual), briga com as versões mais caras do Volkswagen Polo Sedan e Ford Fiesta Sedan, compactos. É como o Ford Fusion, que tem porte de carro grande com preço de seda médio. Equipado com motor 1.6 de 121 cv, o Cerato está mais perto dos pequenos, mas pelos cinco anos de garantia, pode voltar a atrair compradores dos sedãs japoneses, que oferecem três anos de garantia. E há câmbio automático opcional, equipamento indisponível nos compactos, que leva o preço do Cerato para R$ 54.900. Antes desta avaliação, a última vez que eu tinha visto um Cerato foi no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2006. Não se acha este carro nas ruas: foram só 558 unidades vendidas no Brasil em 2007. Mesmo sabendo que estilo é uma questão totalmente subjetiva, posso dizer que suas linhas são modernas... para os padrões dos anos 90. E, apesar do tamanho da carroceria, seu espaço não agrada, porque o banco traseiro é baixo e curto. Porta-malas? Só 345 litros, menos até do que um Chevrolet Classic, que tem 390 litros. O acabamento, da mesma forma, não está no mesmo nível dos modelos com o mesmo comprimento. É melhor compará-lo aos carros populares mais caros - um exemplo está na própria marca, com o Picanto, que usa plásticos e revestimentos parecidos. A diferença é que o Picanto custa R$ 15 mil a menos. A tocada do Cerato é coerente à potência do motor, mas falta algum refinamento: a suspensão não filtra corretamente as irregularidades do terreno. A alavanca de câmbio tem curso longo (embora os engates sejam precisos), mas a direção apresenta respostas lentas. Em resumo, não é um carro que empolga, mesmo considerando o seu preço. Diferente do Magentis e do Sorento, que são Kia interessantes em suas respectivas categorias, o Cerato não tem os mesmos atributos dos parentes. Em poucas palavras: esqueça este carro e fique com um Polo Sedan."

Não concordo com nada disso aí. Que acham?