terça-feira, 24 de julho de 2007

Devorador de Asfalto

No último domingo retornamos de uma rápida viagem à gelada e agradável Monte Verde, um pequeno distrito da cidade mineira de Camanducaia, na região sul do Estado, praticamente na fronteira com São Paulo. Os principais atrativos do lugar, apelidado de Suiça Mineira, são as caminhadas por trilhas na Serra da Mantiqueira, esportes radicais, as charmosas pousadas e os excelentes bares e restaurantes.

Foram ao todo 978km, sendo cerca de 89km em trecho urbano. A rodovia Fernão Dias (BR-381) encontra-se em perfeito estado, com pista dupla durante todo o trajeto. O mesmo já não podemos dizer da via que liga Camanducaia à Monte Verde - aproximadamente 33km de uma mistura dantesca de asfalto irregular, buracos, terra e lama que levamos pouco mais de uma hora para atravessar. Uma verdadeira vergonha!

Agora vamos ao que interessa, o desempenho do Cerato durante a viagem: fantástico, sensacional, irretocável! O carro anda muito. Bastava descuidar um pouco e já estava a 140, 160, 190 km/h! A bordo do veículo, mesmo em alta velocidade, a sensação é de muita segurança. O nível de ruído é baixo e a estabilidade excelente, assim como o acerto da suspensão e a dirigibilidade. Destaque também para a ergonomia: muito espaço para os ocupantes, porta trecos e comandos muito bem posicionados, intuitivos e fáceis de operar.

Como nem tudo são flores, vamos aos aspectos negativos. Comecemos pelo principal deles, o câmbio. Para uma direção "comportada", econômica, especialmente em trajetos urbanos, ele dá conta do recado. É muito leve e fácil de operar. Entretanto, quando se parte para uma direção mais esportiva ou mesmo em algumas situações na estrada, ele deixa um pouco a desejar - os engates são um pouco longos e não são muito precisos. Tive problemas principalmente com a segunda marcha. Sob a mesma condição de condução, a direção poderia ser um pouco mais precisa. Nota-se um pequeno atraso nas respostas aos movimentos do volante, mas nada que atrapalhe. Outra observação, vai para o porta-malas. Não é o meu caso, mas alguém com filhos ou viajando com mais pessoas poderia precisar de mais espaço. À primeira vista, ele parece grande. Ilusão de ótica. Na verdade, são apenas 345 litros (1484 com o encosto do banco traseiro rebatido).

Apesar da distância, a viagem foi muito tranquila e pouco cansativa. O único contra-tempo que tivemos foi com o CD Player. O maldito voltou a "enlouquecer" quando estávamos a uns 100km de BH. Não dava pra ouvir rádio nem qualquer tipo de CD. Ainda bem que estávamos com um MP3 Player à mão. Utilizamos a entrada de áudio do som do carro, recurso muito útil diga-se de passagem, para conectar nosso "iPOD" com um cabo adquirido por R$ 15,00 em uma loja de acessórios, pouco antes da partida.

Já ia me esquecendo de um ponto importante, o consumo de combustível. Com o ar-condicionado sempre ligado, ficou em 11,66 Km/litro, marca a princípio muito ruim. Porém, considerando o perrengue entre Camanducaia e Monte Verde e a velocidade média no asfalto (acreditem, eu pisei muito pesado*) desta vez vou relevar e deixar para registrar o consumo em ocasiões futuras, sob condições normais de "temperatura e pressão".

* Crianças, não incentivem seus pais a fazê-lo. Respeitem sempre as leis de trânsito.

4 comentários:

Unknown disse...

amigo. Parabéns pelo carrão! Estou de olho em um aqui no rio e vou esperar até a grana sair em janeiro. Já conseguiu marcar 200km/h no painel? Será que dá para andar com segurança ao lado de um astra 2.0 121 cv na estrada? Quanto está pagando de seguro e qual a seguradora?
Abração.

cerato_bh disse...

Gilberto, só não tirei foto, mas garanto que foi lá!

O Cerato anda com Astra, Civic, Corolla, Golf, Audi... Anda muito, é bem nervoso. ;)

Meu perfil não ajudou muito então acabei pagando um pouco caro. Saiu por +- R$ 2.500,00 no Unibanco.

Unknown disse...

Olá, amigo. Não resistie peguei o novato (cerato) faz dez dias. É uma máquina; anda muito mesmo. Nestes dez dias já percorri 2500km e estou muito satisfeito. O bichinho arranca olhares por onde passa. peguei o prata e estou muito satisfeito. Nota 11, pois, 10 é pouco para ele...rs.

jason_X disse...

não poderia deixar de comentar pois cheguei hj de uma viagem feita no cerato 07/08 aut e realmente o carro anda muitoooooo descuido é 180 km com impressão de 120 km. carro maravilhoso para viajar.... porém os lados negativos não deixam de existir... e no meu caso não gosto quando o carro entra em pisos irregulares, pois fica desconfortavel ao passar em vários elevadinhos, um ou dois não tem problema, enfim gostaria de comentar e aproveitar a oporunidade para perguntar a vocês se tem problemas com barulhos na suspensão e especialemente ao Massaranduba55 se ele percebe algo na suspenção em piso irregulares apesar do carro esta praticamente zerado